Compartilhando idéias, arquivos, livros e experiência em medicina

Artigo: Acupuntura para profilaxia de migrânia (revisão)

Acupuntura é frequentemente utilizada para profilaxia da migrânia mas sua eficácia ainda é controversa. O artigo traz uma revisão realizada pela Cochrane e originalmente publicada na Cochrane Library. Uma revisão anterior havia sido publicada porém não foram encontrados dados suficientes para uma conclusão. Com novos trabalhos (trials) disponíveis, esta nova revisão foi realizada e trouxe informações importantes.

Os objetivos da revisão foram (1) investigar se a acupuntura é mais eficaz que os métodos rotineiros de tratamento da migrânia, (2) se é mais eficaz que placebo e (3) se é tão eficaz quanto as demais formas terapêuticas em reduzir a frequencia da cefaleia em pacientes com migrânia.

Foram avaliados 22 estudos com total de 4419 pacientes e os autores concluiram que a acupuntura é tão eficaz quanto os tradicionais métodos de tratamento da migrânia com a vantagem de ter menos efeitos colaterais. Assim, devemos considerar a acupuntura no tratamento de pacientes migranosos que não toleram medicamentos convencionais.

Para download do artigo na íntegra, clique aqui.


0 Comments:

 
BlogBlogs.Com.Br