Compartilhando idéias, arquivos, livros e experiência em medicina

Artigo: Estimulação Profunda Cerebral Bilateral vs Terapia Medicamentosa em Pacientes com Doença de Parkinson Avançada

Estudo publicado no JAMA 2009;301(1):63-73 revela novidades bem interessantes sobre estimulação cerebral profunda (ECP) para Doença de Parkinson (DP). Atualmente, ECP tem sido utilizada em alguns pacientes com DP avançada e resistente aos medicamentos convencionais. Porém, este é o primeiro estudo (eu acho) que realmente compara o novo método com tratamento medicamentoso.

O objetivo do estudo foi comparar por 6 meses a evolução de pacientes com DP avançada tratados com ECP com outros tratados com “a melhor terapia medicamentosa”.

Aqui vale uma observação. Li e reli o estudo e não encontrei uma boa definição de qual seria a melhor terapia medicamentosa. Os autores citam uso de diversas classes de medicamentos, fisioterapia, acompanhamento rigoroso por neurologista mas não citam nenhuma droga especificamente nem suas respectivas doses. Ao meu ver, falha grave.

Outra falha foi a randomização dos pacientes. Os dados equiparando os grupos são inconsistentes, não dá pra saber se os grupos são equivalentes o suficiente para serem comparados.

Mas voltando ao principal. Os autores conseguiram avaliar 255 pacientes (bom número) e observaram que o grupo tratado com ECP conseguiu 4,6 horas/dia livres de movimentos anormais contra zero hora/dia do que o grupo tratado com a melhor terapia medicamentosa (p<0,001). Observaram também melhora da função motora em 71% dos pacientes tratados com ECP. Contudo, observaram grande número de efeitos adversos graves no grupo ECP como hemorragia cerebral e morte (49 pacientes do grupo ECP tiveram pelo menos 01 efeito colateral considerado grave).

Assim, concluímos que a ECP melhora a função motora e reduz os movimentos anormais em pacientes com DP avançada porém as custas de efeitos adversos graves.

É isto. Abraços e até a próxima!

Para download do artigo na íntegra, clique aqui.


0 Comments:

 
BlogBlogs.Com.Br