Compartilhando idéias, arquivos, livros e experiência em medicina

Novo Tratamento para Tuberculose Resistente

Tuberculose foi a causa do óbito de 1,7 milhão de pessoas no mundo em 2006 tendo infectado mais de 9 milhões no mesmo ano. Pode ser tratada de forma eficaz com uma combinação de drogas administradas diariamente por alguns meses (Esquema Tríplice, MS – Brasil). O problema ocorre nos casos resistentes onde cepas de Mycobacterium tuberculosis não conseguem ser erradicadas nem ao longo de dois anos de tratamento.

O M. tuberculosis é resistente aos antibióticos b-lactâmicos por produzir uma proteína chamada BlaC que inativa estas drogas. Os cientistas Drs. Jean-Emmanuel Hugonnet e John S. Blanchard do Albert Einstein College of Medicine descobriram que o ácido clavulânico é capaz de inativar irreversivelmente a BlaC e testaram a combinação deste com diversos antibióticos da classe dos b-lactâmicos – observaram que a combinação de meropenem com clavulanato foi eficiente em erradicar cepas resistentes de M. tuberculosis em culturas in vitro.

Outros estudos estão sendo iniciados para comprovar a eficácia das drogas testadas. A possibilidade de um novo tratamento para Tuberculose com drogas já conhecidas abre uma janela de esperança na cura desta doença.

Para saber mais: NIH Drug-Resistent TB: a Visual Tour Tuberculosis

0 Comments:

 
BlogBlogs.Com.Br